quarta-feira, 25 de março de 2020

10º Ano 4.2. Contra Reforma e Reforma Católica - Reafirmação do dogma e do culto tradicional. - A reforma disciplinar; o combate ideológico.







4.2. Contra Reforma e Reforma Católica





Concílio de Trento

Auto de fé


Index

  

Queima de livros




4.2. Contra Reforma e Reforma Católica

Em face das contestações de que foi alvo, a Igreja Católica iniciou um movimento de renovação que ficou conhecido como a Contra-Reforma. O Papa Paulo III, um notável humanista e diplomata, reconheceu a necessidade de se avançar para uma renovação da Igreja. Assim,convocou o Concílio de Trento (1545-63), onde ficaram estabelecidas as bases da Reforma da Igreja Católica.
• Apesar das dificuldades, o Concílio realizou uma obra notável:

Reafirmação do dogma e do culto tradicional: reafirmou a doutrina cristã face às teses protestantes, confirmando a importância da fé e das boas obras para a salvação humana; reconheceu a Bíblia e a tradição da Igreja como fontes da verdade e manteve os 7 sacramentos .

A reforma disciplinar; o combate ideológico: restabeleceu a disciplina na Igreja, determinando a formação do Clero em seminários, manteve o celibato dos padres e obrigou os seus membros a residir nas dioceses e paróquias a seu cargo.
A Contra Reforma desenvolvendo-se instrumentos contra o protestantismo:

– A Companhia de Jesus, oficializada pelo Papa em 1540. Os Jesuítas destacaram-se no ensino e na consolidação e expansão da fé cristã através da missionação.
– O Índex catálogo dos livros proibidos (não podiam ser impressos, vendidos ou mesmo lidos sob pena de excomunhão ou morte).
– A Inquisição instrumento repressivo que correspondia a um tribunal religioso, sujeito à vontade régia, que inquiria a vida daqueles que eram suspeitos de atos contra a fé católica.
• A Inquisição era também apelidada de Tribunal do Santo Ofício.
• Era um tribunal eclesiástico destinado a defender a fé católica, criado na Idade Média para lutar contra as heresias.
• Vigiava, perseguia e condenava aqueles que fossem suspeitos de praticar outras religiões com vista a proteger a ortodoxia católica.
• Utilizava a tortura e a condenação pelo fogo, pretendia salvar as almas dos erros e das heresias que levavam à condenação eterna.
A Companhia de Jesus
• Também conhecidos por Jesuítas, foi criada por São Inácio de Loyola
• Rompeu com os moldes tradicionais da vida nos Mosteiros.
• Tornou-se um símbolo da nova Igreja rejuvenescida e novamente pura.
• Tornou-se um instrumento eficaz na resposta ao protestantismo, uma vez que :
– Defendia o catolicismo
– Promovia a sua difusão pelo mundo
– Levava a cabo a missionação, pregação e ensino
– Evangelizava os povos das terras recém descobertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10º Ano 3.3. A racionalidade no urbanismo.

3.3  Racionalidade do urbanismo Racionalidade do urbanismo •  A estrutura dos edifícios renascentistas é simplificada...